sábado, 7 de agosto de 2010

TFD aéreo é implantado em Petrolina .


A Secretaria de Saúde realizou uma ação até então inédita em Petrolina. Esta semana viajou o primeiro paciente de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) aéreo. O paciente J.E.N.C de 40 anos fez a viagem de avião para Recife, onde foi submetido a um tipo de procedimento que não estava disponível aqui na região. A SMS também disponibilizou um valor para ajuda de custo, para locomoção e alimentação.

O paciente, que foi encaminhado para a capital pernambucana, passou por uma Cintilografia cardíaca. A transferência teve que ser realizada porque o tipo de procedimento que o paciente deveria realizar não era oferecido em Petrolina. J.E.N.C só pôde realizar tal viagem porque não precisava de uma pessoa para acompanhá-lo e também porque a Cintilografia não exigia a permanência dele na cidade. Por isso, o seu retorno a Petrolina aconteceu após a realização do exame. Outro fator que foi levado em conta na hora de escolher este tipo de transporte foi à disponibilidade de tarifas reduzidas na companhia aérea, que coincidiram com a data do procedimento.

O Tratamento Fora do Domicílio foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1999, com o objetivo de garantir o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para outro município, quando a cidade onde reside não dispõe do tratamento necessário ao restabelecimento de sua saúde. A Secretaria Municipal de Saúde é quem fica encarregada de encaminhar os pacientes para o município mais próximo que tenha o recurso disponível, dentro do Estado de Pernambuco. Atualmente, quase todos os pacientes encontram estes recursos em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário